Nutrição, Saúde e Vida

Nutrição, Saúde e Vida

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Rotulagem

Olá a todos, nesse post vou falar um pouquinho sobre rótulos de produtos.
Hoje no mercado existem milhares de produtos na prateleira, cada hora um novo é lançado, porém temos que ficar atentos se esses produtos são bons para uma alimentação saudável.
Devemos verificar a qualidade dos ingredientes e quantidades de calorias, gorduras, sódio e açúcar.
 
Antes de conhecer o rótulo, temos que lembrar da lista de ingredientes. Nela são dispostos em ordem decrescente os alimentos que estão em maior quantidade no produto.
 
Ex.1: Suco (néctar de maracujá) : água, açúcar e polpa de maracujá. acidulante: ácido cítrico; aromatizante aroma natural de maracujá; antioxidante: ácido ascórbico e corante natural: beta caroteno. Observa-se que no suco o ingrediente que tem em maior quantidade é a água seguido pelo açúcar.
Ex.2: Chocolate (chocolate meio amargo com recheio aromatizado artificialmente de morango) : açúcar, pasta de cacau, gordura vegetal, soro de leite em pó, farinha de soja, manteiga de cacau, sal, emulsificantes leticina de soja e ricinoleato de glicerila, aromatizantes acidulante ácido cítrico, umectante sorbitol e corante vermelho eritrozina. Nesse exemplo vemos que o principal ingrediente é o açúcar, sendo que num chocolate o principal deveria ser o cacau.

 
Essa imagem mostra o modelo de um rótulo.
Na primeira coluna temos os principais nutrientes que devem estar descritos no rótulo, outros nutrientes podem aparecer também, como vitaminas e minerais. Na coluna do meio temos a quantidade em gramas ou miligramas da porção do produto, e na última coluna temos a % do valor diário que explicarei mais pra frente.
 
Todo rótulo possui uma indicação de porção do produto expressa em gramas, ml e medida caseira.
Muitas pessoas ainda acham que o valor calórico de um pacote de salgadinho é o que está no rótulo, porém temos que ficar atentos a porção, pois a quantidade do produto nunca é a mesma da porção.
A medida caseira é expressa em utensílios comuns que utilizamos em casa: colher, xícara, unidade, copo, e foi feita realmente para facilitar a nossa visualização da porção do produto
 
Na última linha do rótulo encontramos a seguinte frase: %Valores Diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 kj. Essa médica de calorias diárias foi feita com a população brasileira.
 
Mas o que é % VD? É o percentual de quanto aquele nutriente representa baseado numa dieta de 2000 kcal.
Ex: Um produto que sua porção possui 300 kcal seu percentual na dieta de 2000 kcal é de 15%, ou seja no dia consumindo essa porção você já irá ter consumido 15% das calorias totais da dieta.
Uma porção de 100g com valor calórico maior de 400 kcal é muito elevado.
 
Mas não devemos ficar de olho somente nas calorias do produto, os nutrientes como gorduras totais, gordura saturada e sódio devem ter muita atenção.
  • A recomendação de sódio para um adulto é de 2400 mg dia;
  • Gorduras totais: prefira produtos com valores menores de 10g;
  • Gordura saturada: escolha produtos que não contém ou em pouca quantidade, fuja de produtos que têm gorduras trans e hidrogenadas na composição e prefira aqueles que possuem gorduras monoinsaturadas ou poli-insaturadas.
Importante: verificar a quantidade de ingredientes que são benéficos a saúde.
  • Um produto que na embalagem vem escrito integral, ou rico em fibras, deve ter fibras na sua lista de ingredientes e no início, identificando que a maior parte do produto é feita com esse ingrediente, e no rótulo também, com um valor alto. Produtos que contenham 6 g de fibra por 100 g são boas escolhas.
  • Produtos mais saudáveis são aqueles que possuem poucos ingredientes e aditivos.
  • Pra quem tem alguma doença como intolerância a lactose ou intolerância ao glúten, ou ainda alergia a algum alimento, ficar atento a lista de ingredientes, elas devem conter tudo sobre o produto. Em algumas fábricas, os produtores utilizam a mesma linha de produção para fazer diferentes produtos, onde pode haver traços de algum ingrediente que não faz parte da composição do produto.
 

Qualquer dúvida escreva nos comentários =)
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário