Nutrição, Saúde e Vida

Nutrição, Saúde e Vida

terça-feira, 28 de janeiro de 2014


Suplemento alimentar faz mal à saúde?

Muitas pessoas quando começam atividade física e desejam fazer uso de suplementos para melhorar os resultados, alcançar objetivos e ter mais rendimento.
Mas será que o uso desses suplementos podem trazer algum malefício a saúde? Para responder essa pergunta temos que pensar em alguns pontos.
1º ponto: Doença. Deve ser analisado se existe algum problema de saúde, ou ainda se na família tem histórico de alguma doença. Nesse caso o suplemento pode sim fazer mal, pois algumas doenças devem ter a ingestão de nutrientes bem adequadas, por exemplo, não é indicado uma pessoa que possua problemas renais ou tendência a eles utilizar excesso de proteínas e creatina, diabéticos deve tomar cuidado com o tipo de carboidrato a ser ingerido e as quantidades.
2º ponto: Tipo de treino. Para cada treino e pessoa existe um tipo de suplemento a ser indicado, e se esse suplemento não por condicente com o treino pode fazer mal e não alcançar os objetivos, pode também dar o efeito contrario do esperado.
3º ponto: Qual o seu objetivo? O objetivo dever ser traçado, perda de gordura corporal, ganho de massa magra, após isso o suplemento dever ser bem analisado, pois tem suplementos que podem inchar um pouco, outros podem aumentar a gordura corporal e ainda podem não dar o resultado esperado pelo uso inadequado.
No mercado existem suplementos fortes que podem causar alguns sintomas que sempre devem ser levados em consideração. O uso de alguns desses suplementos podem causar problemas gastrointestinais, arritmias, perda do sono e alterações na urina.
 
Lembre-se: suplemento é de uso individualizado, nem sempre o que o seu amigo usa irá dar o mesmo resultado no seu corpo e dependendo do seu histórico pode ou não fazer mal a sua saúde, por isso o ideal é que seja indicado por um profissional médico ou nutricionista, que estarão adequando a sua dieta ao seu tipo de treino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário